Tercer domingo de Adviento: "El profeta anuncia un tiempo mejor"

 

Ingresar aquí para escuchar y descargar el audio completo de la reflexión

O texto bíblico previsto para este 3º domingo de Advento é do Evangelho de Mateus 11.2-11. João Batista era o profeta que denunciava as injustiças e anunciava a vinda do messias, a vinda de um tempo melhor e de um mundo mais justo para aquelas pessoas que creem. Naquele momento, João estava preso e não é difícil imaginar como ele se sentia. É provável que ele estivesse desanimado, impaciente, angustiado e desesperançoso, afinal, sabia que sua vida estava ameaçada.

Quando soube da atuação e dos milagres de Jesus, João enviou alguns de seus seguidores para confirmar se Ele, de fato, era o messias prometido. Jesus, então, escutou a indagação dos discípulos de João e respondeu: “Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo. Digam a ele que os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o evangelho. E felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim!” Jesus não respondeu com grosseria, desprezo ou julgamento. Pelo contrário, elogiou e defendeu João publicamente, reconhecendo sua importância e atuação como profeta.

Diante da atual situação do nosso contexto latino-americano, diante das injustiças, desigualdades e violências, diante das desesperanças e dificuldades que vemos e ouvimos, às vezes também nos sentimos presos e presas igual a João. Duvidamos, desanimamos, cansamos e até deixamos de agir. Mas Jesus fortalece nossos corações com a promessa de transformação da vida, da comunidade e do mundo, com a promessa de que o Reino de Deus está próximo. E mais, Ele pede que não desanimemos, que olhemos ao nosso redor e enxerguemos que Ele está entre nós e que há sinais de esperança. É sempre bom lembrar que a ação de Deus no mundo acontece através de nós. Em liberdade e pela graça, como sinal de gratidão, fé e amor, somos chamados e chamadas a sermos instrumentos de Deus no mundo.

Que neste tempo de Advento que vivenciamos agora nos libertemos das situações que nos prendem: da dúvida, da desesperança, da descrença, do desânimo, da falta de amor, união, compaixão e empatia. O anúncio de Jesus é claro: precisamos olhar para os lados e enxergar que há sinais de esperança. Que o trino Deus libertador, Deus da misericórdia e do amor, ajude a abrir nossos olhos, ouvidos e corações e nos anime a escutar o Seu chamado para sermos profetas e profetisas de nosso tempo, denunciando as injustiças, buscando a reconciliação e trabalhando para que o Reino de Deus aconteça aqui e agora. Que sejamos fortalecidos e fortalecidas pela esperança, pelo amor, pela paz, pela fé libertadora e pela confiança, alimentados e alimentadas pela promessa de Deus que se concretiza em Jesus Cristo. Amém.

Scheila Dillenburg

Teóloga e Master en Teologia, estudantiante del doctorado en la Escola Superior de Teología de Sao Leopoldo
MIembro de la Iglesia Evangélica de Confesión Luterana en Brasil (IECLB)
Colaboradora del Instituto Sustentabilidad América Latina y Caribe.