La paz que Jesús dejó es motivo para ejercer la práctica del cuidado: Carta Pastoral a la IELV

Rev. Dr. Nestor Paulo Friedrich de la Iglesia Evangélica de Confesión Luterana en el Brasil durante la reunión del Consejo de la FLM en 2018. Foto: Albin Hillert/FLM

 

PORTO ALEGRE, Brasil (LWI) - El Vicepresidente para América Latina y el Caribe - Rev. Dr. Nestor Paulo Friedrich ha enviado carta pastoral y de solidaridad al Rev. Gerardo Hands - Pastor Presidente y a través de él a las personas que forman parte de la Iglesia Evangélica Luterana en Venezuela (IELV).

A seguir, la carta enviada en Portugués (abajo se puede acceder a la versión en Español e Inglés)

 

!Estimado Rev. Gerardo Hands, Pastor Presidente de la Iglesia Evangélica en Venezuela!

Quero saudar o amigo e irmão na fé e, por extensão, toda a comunidade de irmãos e irmãs da IELV, com a palavra de Jesus que, neste ano de 2019, irá iluminar as reflexões e ações na IECLB: “Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou” (João 14.27a).

A FLM emitiu um manifesto acerca da difícil situação vivida na Venezuela. Um manifesto oportuno e necessário diante do quadro extremamente delicado vivido por vocês.

Tenho acompanhado com apreensão as notícias acerca da Venezuela.  A situação na Venezuela e a IELV são lembradas em nossas intercessões. As informações de assassinatos e prisões, que você compartilhou, evidenciam quão dramática é a crise humanitária e a busca urgente por uma solução negociada, construída de forma pacífica.

América Latina e Caribe, nossa região, vive momentos extremamente delicados, em todos os sentidos, politicamente, economicamente, eticamente. Nestes últimos tempos experimentamos muita polarização e violência em nossos países. Terrível é que diante das forças que matam e dividem, tanto na sociedade e também nas igrejas, não mais nos reconhecemos como irmãos e irmãs, que somos porta-vozes do Evangelho. Que deste Evangelho provém o anúncio da paz como antítese à onda do ódio, injustiças e morte.

A paz que Jesus deixou entre nós é motivo para que exercitamos a prática do cuidado e da solidariedade entre nós enquanto comunhão de igrejas da FLM. Nós somos corpo. Se uma parte sofre, todo o corpo sofre.

Recebam meu abraço fraterno e solidário. Desejo e oro para que a Palavra de Deus seja a fonte inspiradora e orientadora para que nossas orações, nossa diaconia e nossas palavras fomentem a paz, sem mascarar a realidade. Que da solidariedade no sofrimento humano possa brotar a paz semeada por Jesus.

Estimado Rev. Gerardo, irmãos e irmãs da IELV, que Deus os abençoe nestes tempos difíceis. Oramos para que novos tempos venham, tempos de paz que brota da justiça.

Fraterno Abraço,

P. Dr. Nestor Paulo Friedrich

Vice-Presidente da FLM para a região América Latina e Caribe

Carta Español e Inglés

Red de Comunicaciones LAC